Quando Gertrudes foi levar o peru á mesa Joana ficou a pensar como Gertrudes podia saber aquilo.Então quando voltou Joana perguntou :
- Como sabes que o Manuel não vai receber presentes ?
- Porque eu crexi numa família pobre e não recebia presentes e festejava o natal como tu.Respondeu Gertrudes.
Depois da festa quando a criança foi dormir, pensou numa maneira de ajudar o Manuel e a cozinheira.Pensou pensou, deu votas e reviravoltas, e, de repente teve uma ideia.
No dia seguinte levantou - se cedo, pegou na prenda que o Pai Natal lhe tinha deixado na lareira e foi para casa do Manuel, viu que a lareira não deitava fumo e deitou com a ajuda de um escadote a prenda lá para dentro.
Quando voltou ninguém sabia dela, no momento em que chegou á cozinha toda a gente ficou aliviada quando a viram.Joana disse que esteve nas traseiras da casa numa garagem que só ela tinha a chave para abrir a porta.
Á hora de almoçar Joana perguntou a Gertrudes o que queria para o natal e ela respondeu tristemente :
- O que eu mais queria era ver os meus pais. Joana saiu a correr pelas ruas de bicicleta e perguntava se alguém conhecia os pais de Gertrudes.Toda a gente dizia que não conhecia, até qeu chegou perto de um casal velhicimo que coxiava que lhe disse :
- Claro, somos os pais dela. A menina pedio gentilmente para a seguirem. Quando chegou a casa com o casal foi para a cozinha e Gertrudes mal que viu os seus pais ficou tão feliz que até deu pulos de alegria. Os seu pais ficaram a viver lá em casa e Manuel ficou muito contente com a sua prenda que era um livro sobre descobertas de tesouros.
A partir desse dia toda a gente daquelas duas famílias comessou a viver a magia do natal.
Inês Cardoso Matos
5b
nº 6